Ana e Mia sempre mais um Dia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Curiosidade: "Anorexia já foi Santa"

2 participantes

Ir para baixo

Curiosidade: "Anorexia já foi Santa" Empty Curiosidade: "Anorexia já foi Santa"

Mensagem  Drª Mai Qua Dez 01, 2010 8:43 pm

Vamos falar de história também? Aqui vai um trecho de matéria que encontrei na revista abril sobre a anorexia na Idade Média (época em que ser gordo era lindo de morrer).

"...A adolescente italiana Catarina Benincasa, filha de um artesão da Toscana, não conseguia mais comer. Magérrima e extremamente pálida, ingeria por dia um pedaço de pão com ervas cruas. Às vezes, o estômago não suportava nem esse pouco e ela vomitava. Catarina não era obcecada por um corpo esbelto. Longe disso – estava se lixando para a beleza física. Mais tarde, ficou conhecida como Santa Catarina de Sena (1347-1380). E virou uma das jejuadoras mais ilustres da história.

Por toda a Idade Média, centenas de moças, como Catarina, deixaram de comer para sofrer como Jesus Cristo. Caso, por exemplo, das mulheres que ficaram conhecidas como Santa Clara de Assis (1193-1253) e Santa Rosa de Lima (1586-1617), esta última peruana. Só assim acreditavam entrar em comunhão com Deus.

O hábito de jejuar existe na história ocidental desde pelo menos o Egito antigo. Lá, quem quisesse ser iniciado nos mistérios dos deuses Ísis e Osíris tinha de passar antes uns bons dias sem comer. A Bíblia está repleta de casos de jejuns voluntários, praticados, por exemplo, por Moisés e Jesus Cristo. Até no Oriente, reza a lenda que Sidharta Gautama, o Buda histórico, jejuou intensamente antes de atingir a iluminação. Mesmo quem desconhecia o jejum para fins místicos, como os gregos, o adotavam: Hipócrates (460-370 a.C.) o receitava como tratamento de doenças.

Segundo a psicanalista Cybelle Weinberg e o psiquiatra Táki Cordás, autores do livro Do Altar às Passarelas – Da Anorexia Santa à Anorexia Nervosa, depois da Idade Média a Igreja começou a ver com maus olhos os casos das santas jejuadoras – poderia ser POSSESSÃO DIABÓLICA, e não santidade – e o hábito caiu em desuso. Nos conventos, bem entendido, porque o jejum migrou para as feiras populares. No século 17, várias moças que, garantia-se, passavam semanas sem comer, se apresentavam para o povão. Eram as “virgens jejuadoras”. Uma delas, a inglesa Martha Taylor, de 19 anos, dizia ter jejuado por 13 meses. No século 19, outra virgem, Sara Jacobs, teve um fim trágico. Aos 10 anos, foi posta pelos pais como atração de circo nos Estados Unidos, mas acabou morrendo aos 12 de inanição. Os pais de Sara, considerados culpados de negligência, foram condenados a trabalhos forçados...."

FONTE: http://historia.abril.com.br/comportamento/anorexia-magreza-ja-foi-santa-435103.shtml
Drª Mai
Drª Mai
Ana/Mia Dificult
Ana/Mia Dificult

Mensagens : 69
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 30

https://anaemia.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade: "Anorexia já foi Santa" Empty Re: Curiosidade: "Anorexia já foi Santa"

Mensagem  Lucy Qua Dez 01, 2010 11:39 pm

Na minha religiao existem jejuns minha mae faz as vezes mas eh de periodo curto! E nesse perioso tem que orar! Agora entendi melhor pq existem isso.
Lucy
Lucy
Ana/Mia Noob
Ana/Mia Noob

Mensagens : 21
Data de inscrição : 01/12/2010
Idade : 29

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=1050041938221

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos